Estou prestes a fazer uma longa viagem de avião e o meu primeiro pensamento foi: “Como é que vou diminuir os seus efeitos no meu corpo?”. Porque qualquer viagem de avião traz sempre algumas alterações no corpo e não só: obstipação, desidratação, ansiedade, uma sensação de inquietude ou vazio… De facto, qualquer viagem em que o meio de transporte nos faz mover a uma velocidade maior que a velocidade natural e normal do nosso corpo, altera o nosso sistema. E quanto mais rápido viajarmos, maiores os efeitos de letargia e desidratação que iremos sentir depois de chegarmos ao destino.
Viajar perturba os nossos ritmos internos e o nosso relógio biológico, ainda mais quando envolve:
- alterações grandes de fuso horário
- ficar sentado por muito tempo
- ficar num espaço pressurizado, com menos oxigénio e baixa humidade
- refeições e sono irregulares.
De acordo com a Medicina Ayurvédica, a velocidade (um movimento rápido através do espaço) faz aumentar exatamente estas qualidades no nosso corpo e na nossa mente: um aumento de ar/espaço, leveza e movimento. Estas qualidades correspondem ao Dosha Vata, e o seu aumento provoca um aumento dessa energia em nós.
O Dosha Vata é a energia sutil que governa o movimento e é composto pelos elementos ar e éter. Um Vata desequilibrado aumenta a secura, o movimento corporal e a agitação mental, podendo provocar insónia, obstipação, desidratação, ansiedade, digestão lenta e uma sensação de atordoamento.
Ayurveda oferece-nos algumas dicas excelentes para nos mantermos hidratados, com boa energia e manter a nossa digestão e o sistema imunitário a funcionar optimamente enquanto viajamos!
ANTES DA VIAGEM
- Uns dias antes da viagem, mantém um horário de sono regular e assegura-te que descansas bem.
- Igualmente, cuida bem da tua digestão, evitando refeições pesadas e difíceis de digerir.
- No dia anterior, faz uma massagem com óleo morno em todo o corpo, deixa o óleo penetrar bem na pele e depois toma um banho quentinho. Isso vai aumentar a flexibilidade da tua pele e vai ajudar a evitar a secura.
- Cerca de 1h antes de embarcar, come um pouco de gengibre ou canela (num pouco de água morna, por exemplo), para fortaleceres o teu sistema digestivo. Quando o nosso fogo digestivo funciona corretamente, mantém todos os sistemas do corpo equilibrados, incluíndo o sistema imunitário.
- Bebe também um chá quentinho de hortelã, hipericão kneip (hipericum perforatum), centelha asiática ou valeriana indiana (valeriana wallichii) e, se possível, bebe esse chá cada 5-6 horas durante a viagem.
- Se a ideia da viagem causa-te ansiedade, faz 5-10 respirações calmas e profundas e repete este processo várias vezes durante a viagem. Inspirar e expirar devagar é muito importante para acalmar o fluxo mental e oxigenar o cérebro.
DURANTE A VIAGEM
- Evita frutos secos, principalmente amendoins e também bolachas, porque são difíceis de digerir e muito secos.
- Come citrinos ou frutos sumarentos e podes beber um sumo de laranja entre as refeições. O sabor ácido mantém o cólon hidratado o movimento peristáltico a funcionar.
- Bebe bastante água, de preferência morna ou quente, para facilitar a digestão durante a viagem.
- Evita café, chá com cafeína, álcool e refrigerantes. Todos estes têm efeitos desidratantes no corpo, e a cafeína e o álcool são estimulantes do sistema nervoso.
- Evita todos os alimentos secos, frios ou crus como saladas, legumes crus, bebidas frias ou com gás, batatas fritas ou frutas desidratadas.
- Dá preferência aos alimentos quentes e cozidos como: vegetais cozidos ao vapor, lentilhas ou feijão mung descascado, sopas quentes e kitchari com ghee.
- Se for uma viagem de muitas horas, movimenta o teu corpo dentro do possível, nem que seja sem sair do lugar.
- faz algumas torções (virando o tronco para trás, de um lado e do outro),
- faz movimentos rotativos com os ombros e também com a cabeça, mãos e pés, coloca as palmas
- relaxa os músculos da cara, tapando a cara com as mãos (limpas, claro) e fazendo movimentos circulares
- massaja o couro cabeludo e também as orelhas.
DEPOIS DA VIAGEM
- A luz do sol reduz o efeito do cansaço provocado pelo jet lag. Se quando chegar ao destino ainda estiver de dia e o sol estiver a brilhar, faça um “banho de sol” durante 20 minutos.
- Se sentires prisão de ventre após o voo, toma ½ a 1 colher de chá de sementes de linhaça moídas ou sementes de psyllium ou triphala num copo de água quente, durante um ou dois dias de manhã e à noite e faz uma alimentação mais leve. O Triphala é um incrível composto ayurvédico, a base de 3 frutos, cuja função é regular e tonificar os intestinos, prevenindo a constipação e limpar o cólon.
- Bebe leite de amêndoa ou leite de vaca quentinho, com um pouco de cardamomo, noz-moscada e curcuma. Ajuda a aliviar a ansiedade e promove o sono.
- Alonga o corpo e faz um pouco de yoga ou uma caminhada suave.
- Antes de ir para a cama, toma um banho quentinho e massaja o couro cabeludo e as palmas dos pés com óleo de sésamo quentinho. Coloca 2 gotas de óleo de sésamo em cada um dos ouvidos.
- Tenta adaptar-te ao novo horário do local o mais rapidamente possível. Usa o alarme do telemóvel para dormir e acordar nos horários necessários.
E é assim que vou cuidar de mim com Ayurveda, nesta viagem. Esta sabedoria milenar, que se adapta perfeitamente ao mundo “moderno”, surpreende-me cada vez mais pela simplicidade e eficácia.
Seja para onde fores, desejo-te um viagem tranquila, com Ayurveda!
Gabriela
Almayurveda