Glossário Ayurvédico

Descobre abaixo a explicação em português de alguns dos termos Ayurvédicos mais usados.


TERMOS GERAIS

Agni significa o fogo digestivo. Existem vários tipos de agni no nosso corpo. 

Na Medicina Ayurvédica, são designadas como Dosha cada uma das 3 energias que circulam no corpo e governam a atividade fisiológica. As diferentes proporções dos Doshas determinam a constituição individual e a predisposição para determinados distúrbios físicos e mentais ao longo da vida.
As 3 Doshas são: 

  • Vata – energia do movimento
  • Pitta – energia da transformação
  • Kapha – energia da construção

Ghee é uma manteiga clarificada, obtida por uma processo específico, em que a água e a proteína de leite são eliminadas, ficando apenas a gordura pura do leite. Guarda-se na bancada, sem precisar de ir ao frio, e fica ainda melhor com o tempo. Em pouca quantidade estimula o fogo digestivo e tem a propriedade de penetrar todos os tecidos, levando determinados fitoterápicos quando ingeridos em conjunto. 
Também é utilizado para vários processos ayurvédicos, desde purificação, nutrição, lubrificação à ghee medicado com plantas.

Umas das três energias que governam o corpo físico, responsável por todos os processos de construção e lubrificação. 
É formado pelos elementos Terra e Água. 

Umas das três energias que governam o corpo físico, responsável por todos os processos de transformação e pelo metabolismo. 
É formado pelos elementos Fogo e Água. 

Prana significa a energia vital do nosso corpo. Yama significa controlar. 
Pranayama é o controlo da nossa energia através da respiração. 

Uma das 3 energias que governam o corpo físico, responsável por tudo que é movimento no nosso corpo. 
Vata é formado pelos elementos Éter e Ar. 


TRATAMENTOS E TERAPIAS

Massagem terapêutica ayurvédica de corpo inteiro, que se realiza com óleo quente, simples ou medicado, escolhido de acordo com as necessidades do paciente. 
Pode ser realizada do centro para as extremidades, ou das extremidades para o centro. É uma massagem que estimula e relaxa o corpo ao mesmo tempo, com movimentos de estiramento, fricção, drenagem, torções, estimulo dos pontos energéticos. 
No fim, pode ser completada com uma sauna para o corpo (a cabeça fica de fora).

Tratamento de problemas cervicais. Consta numa pequena piscina de óleo quente, medicado, realizada na região cervical, seguido de sudação e massagem localizada.

Tratamento para vários problemas físicos e emocionais. Consta numa pequena piscina de óleo quente, medicado, realizada na região do coração, seguido de sudação e massagem localizada.

Tratamento de problemas nos joelhos. Consta numa pequena piscina de óleo quente, medicado, realizada na região do joelho, seguido de sudação e massagem localizada.

É um tratamento aos ouvidos, que consta em uma pequena massagem, depois encher a cavidade auricular com óleo morno e aplicação de calor. 

Tratamento de problemas lombares. Consta numa pequena piscina de óleo quente, medicado, realizada na região lombar, seguido de sudação e massagem localizada.

Tratamento de problemas abdominais e na região pélvica. Consta numa pequena piscina de óleo quente, medicado, realizada na região pélvica, seguido de sudação e massagem localizada.

Tratamento de problemas na parte superior do corpo, acima dos ombros. Consta na realização de shiroabhyanga, massagem à cabeça e ombros, aplicação de calor localizado e depois, colocação de algumas gotas de óleo medicado no nariz. Segue-se gargarejar e, eventualmente, secagem através da inalação de fumo – dhupana.  

Tratamento de problemas oculares. Consta numa pequena piscina de ghee morno, realizada sobre os olhos. Após o tratamento, é recomendado não fazer esforço ocular, e evitar os aparelhos electrónicos no respetivo dia. 

Padabhyanga é uma massagem ayurvédica específica aplicada aos pés. (“Pada” = pés, em sânscrito)

Shiroabhyanga é uma massagem ayurvédica específica aplicada à cabeça e ombros. (“Shiro” = cabeça, em sânscrito)

Shirodhara é uma terapia aplicada à cabeça, após a realização do shiroabhyanga  (“Shiro” = cabeça e “dhara” significa fluxo, em sânscrito). Consta num fluxo de líquido a ser vertido lentamente na testa do paciente durante um determinado período de tempo. Pode ser óleo, buttermilk – soro de leite, leite ou decoto. 

Swedana significa sudação ou transpiração, ou seja, é um tratamento realizado através da aplicação de calor, seja sob forma de vapor ou calor seco. Apanhar Sol também pode ser uma forma de swedana.