Estrias na Gravidez

As estrias são resultantes do alongamento exagerado e rápido da pele, que estica devido ao aumento do volume do útero ou do local onde aparecem.

 

As estrias relacionadas com a gravidez podem aparecer na parte inferior do abdómen, nas laterais, nas nádegas, coxas ou seios.

 

Nos textos clássicos Ayurvédicos é mencionada uma condição chamada Kikkisa – explicada como demarcações lineares sobre a superfície da pele da mulher grávida, que causam o estiramento da pele, coceira, ardor ou mesmo desconforto.

 

As estrias apresentam-se como um desequilíbrio dos doshas Pitta e Kapha – com sensação de queimação e comichão. No entanto, de acordo com Ayurveda, a maior parte dos problemas de pele são decorrentes de um fogo digestivo enfraquecido, causado por uma alimentação ou estilo de vida incorreto. 

 

 

PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

Aplica-se o princípio “é melhor prevenir que remediar”, pois uma vez instaladas as estrias, elas podem permanecer por bastante tempo, dependendo da elasticidade e capacidade de recuperação da sua pele.

 

Assim, devemos iniciar a massajar a barriga e zona envolvente desde o momento que tomamos consciência da gravidez. 

 

Aplicar óleo de sésamo morno, cerca de 10 minutos ante de tomar banho, ajuda a hidratar e flexibilizar a pele e facilitar a sua elasticidade e o esticar sem deixar marcas.

 

Aplicar o óleo na parte inferior do abdómen, nádegas, coxas e seios.

 

Óleos que podem ser usados preventivamente:

  • óleo de sésamo, 
  • óleo de rosa mosqueta,
  • óleo de romã,
  • óleo de rícino misturado com qualquer um dos anteriores, 
  • óleo de argan
  • kumkumadi taila (um óleo ayurvédico específico para a pele)

TRATAMENTO:

  • Misturar 10g de pó de neem, 20g de pó de manjistha, 20g de pó de manjericão sagrado (tulsi) com um pouco de aloe vera em gel até fazer uma pasta mais espessa, mas maleável. Aplicar esta pasta nos locais mais problemáticos e deixar até secar, cerca de 20′-20′. Remover com água. Secar e passar um pouco de óleo (ver as opções acima).
  • Em alternativa, pode também usar um pouco de ghee com curcuma em pó ou shatadhauta ghritta (ghee lavado 100 vezes).
    Beber água durante o dia e manter-se hidratada facilita o processo de regeneração da pele.

 

Com carinho,

 

Gabriela