Como cuidar da pele no Outono?

Estamos prestes a entrar no Outono – estação de frio, vento, chuva, tempo agreste e muita agitação. A escola está a começar, o regresso ao trabalho, as rotinas, as novidades, a adaptação… 

Tudo isso reflete-se no nosso corpo, na nossa mente e também na nossa pele!

O que é que Ayurveda aconselha para cuidarmos melhor da nossa pele nesta altura do ano?

 

Para Ayurveda, o Outono é uma estação em que os elementos ar e éter se manifestam com mais força. Estes elementos compõem a energia do movimento, a que que chamamos de Vata (dosha Vata). Uma das 3 energias que gerem o nosso corpo.

Ar e o éter são inerentemente elementos frios, secos, móveis e leves. Essas qualidades são facilmente encontradas nesta época do ano, em que a temperatura exterior diminui, o vento bate com mais força, as plantas secam e desintegram-se, largando as folhas amarelinhas e preparam-se para hibernar até renascerem na primavera.

As qualidades do Outono refletem-se não apenas lá fora, mas também no nosso corpo e na nossa mente e na forma como nos sentimos. Um agravamento destas condições na natureza, provoca um agravamento destas condições em nós. Pode criar um ressecamento da pele, do trato gastro intestinal, da nossa mente e dos nossos sentidos, originando dificuldades de adormecer, ansiedade, rigidez.

Para evitar que isso aconteça, devemos tomar medidas preventivas, de acordo com os conselhos da Medicina Ayurvédica!
E como fazemos isso, perguntas??? Contrabalançamos com qualidades opostas – se o Outono traz secura, frio, mobilidade e leveza excessivas, vamos aplicar o contrário no nosso dia-a-dia: vamos hidratar, nutrir, aquecer, estabilizar e enraizar.
 
Felizmente, a sabedoria milenar ayurvédica ensina-nos dicas simples e práticas diárias para nos manter saudáveis e equilibrados nestas alturas. Ficam aqui algumas sugestões:

1. Adota uma rotina diária de acordo com a tua constituição e necessidades
A prática de uma rotina, da disciplina, é o remédio nº 1 para equilibrar o Dosha Vata. Uma rotina diária que inclua acordar e deitar nas mesmas horas, comer na mesma hora, fazer exercício na mesma hora, etc. Apesar de parecer “aborrecido” ter uma rotina, isto torna tudo mais previsível e isto vai trazer-nos um sentimento de tranquilidade e segurança, acalmando a ansiedade e o stress. O corpo adora rotinas. Saberá que é hora de comer ou estar acordado e torna-se mais eficaz.
Outra vantagem? Tendo uma rotina regular podes organizar-te melhor e ter hábitos mais saudáveis.
Sugestão: aprende a rotina diária ayurvédica “Dinacharya”. Espreita aqui.
 
2. Come alimentos quentes, da época e junte uma boa gordura
O alimento é o melhor aliado para uma pele saudável! 
Em tempo, e com a facilidade de circulação dos produtos pelo mundo inteiro perdeu-se este hábito de comer o que a natureza nos oferece localmente e na época. Esquece-mo-nos que a natureza é sábia e dá-nos o que precisamos, na altura quando precisamos. Por exemplo, as mangas amadurecem e ficam prontas normalmente no verão, certo? Elas tem propriedades refrescantes, para acalmar o corpo do calor do verão. No entanto, hoje em dia temos mangas durante o ano todo, muitas vezes colhidas verdes e amadurecidas artificialmente, sem o calor do sol e sem os nutrientes adequados. E, mesmo assim, ao comermos manga no inverno ela terá o mesmo efeito no nosso corpo (ou ainda pior, pois é mais ácida que o normal) arrefecendo-o, dificultando a digestão e a boa nutrição e hidratação da pele. É o que dá quando comemos fruta fora da época.Neste outono, observa a natureza – quais são os vegetais e frutas que amadurecem normalmente nesta altura no local onde moras (ou perto)? Coma isso. E dá preferência aos tubérculos e raízes, como cenoura, batata, abóbora ou batata doce, temperadas com ervas aquecedoras, como noz-moscada e canela. Cozinha isso tudo em ghee (manteiga clarificada, vê aqui como fazer) que é a melhor gordura que acalma o dosha Vata.Além disso, evita alimentos frios e secos, como saladas ou coisas cruas. Isso apenas aumentará as qualidades de frieza e secura dentro do corpo e na pele (por serem frias e requererem mais energia e humidade para serem digeridas). Lembra-te que o objetivo é contrabalançar estas qualidades.
 
3. Oleia o teu corpo todos os dias
A melhor forma de cuidar da pele é nutrindo-a com frequência. E, segundo o Ayurveda, só devemos pôr na nossa pele aquilo que podemos ingerir. Utiliza sempre óleos naturais, prensados a frio, mornos, para facilitar a penetração. A rotina diária Ayurvédica (Dinacharya) já inclui a indicação de auto-massagem e a forma mais indicada de o fazeres para a tua constituição. 
A massagem lubrifica, flexibiliza, enraiza, mantém a pele saudável e forte. Para acalmar a energia Vata, podes usar óleo de sésamo, morninho e massajar bem todas as partes do corpo. Podes até acrescentar algumas gotas de óleo essencial de Lavanda, que vai atuar nos níveis mais sutis da do nossos sistema nervoso, acalmando-o. Também podes optar por fazer uma Massagem Abhyanga com um profissional Ayurveda, e terás o benefício de usar óleos medicados para o efeito, com ervas que equilibram o Dosha Vata e ainda completar com uma sauna no fim, que vai ajudar a hidratar e eliminar as toxinas, deixando a pele saudável e o sistema imunitário mais forte. Sem dúvida, um excelente mimo para acalmar as energias.
 
4. Toma um banho de imersão quente

Aquece o teu corpo e hidrata a pele de fora para dentro também com banhos de imersão quentinhos. Coloca um punhado de flores de lavanda ou camomila na água do banho, e deixa-te a relaxar e “demolhar” por cerca de 20 minutos. Se fizeres isso após a massagem, seria ainda mais eficaz. Nem precisas de passar sabão. 
 

5. Usa cosméticos naturais
A pele também come e por isso, temos que ter cuidado com o que pomos nela. Usa sabonete e champô natural, usa óleo vegetal para olear e nutrir o corpo e a cara. De vez em quando, podes fazer uma máscara nutritiva com abacate ou banana e mel por exemplo (uma vez por semana, se a tua pele precisar de nutrição).

Espero que estas dicas milenares irão ajudar-te a lidar com os vários desafios que podem surgir nesta época do ano e que possas passar sobre eles de forma tranquila!

 

Fala comigo se precisa de uma ajuda mais específica! 

Estou aqui para te ajudar!

Envio-te amor, calor e boa energia!

 

Gabriela <3 

 

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *