Nos tempos modernos de hoje, estamos tão dependentes do frigorífico que quase nem concebemos a vida sem ele. O mesmo se passa com o congelador. Mas, poucos sabem que a comida refrigerada/congelada é considerada sem “prana” no Ayurveda, ou seja, sem energia vital.
De acordo com os princípios ayurvédicos, todos os alimentos possuem uma energia vital que, ao ingerimos o respetivo alimento, é processada e transmitida para as nossas células. Quanto mais consumimos alimentos biológicos que acabaram de ser colhidos, mais cheios de energia vital eles são e essa energia é passada para as nossas células e reforça o nosso sistema imunitário.
Por outro lado, mais consumimos alimentos guardados por dias após serem colhidos, refrigerados, transportados por todo o mundo, até chegarem ao nosso prato, menos boa energia eles contém e menos boa energia nos darão.
Ayurveda recomenda usar o mais possível comida local, biológica, acabada de ser colhida, como uma das melhores formas de manter a nossa boa saúde.
Ao congelarmos um alimento, ou a conserva-lo numa lata ou frasco de conserva, a energia dele “morre” e quando esse alimento é consumido, ele vai afetar o bom funcionamento do nosso fogo digestivo, dando origem à comida mal digerida, à produção de tecidos de fraca qualidade, que, em tempos levam ao aparecimento de doenças.
É importante consumir comida realizada no dia e não restos dos dias anteriores, é importante consumir comida local e mais biológica possível, de preferência sempre confeccionada ao lume e que não tenha sido refrigerada, para manter as suas qualidades. E ainda também é importante cuidarmos do nosso fogo digestivo que esteja bom para digerir o que comemos.