Ayurveda, muito mais que uma medicina. Um Estilo de Vida.

Ayurveda é o sistema médico mais antigo, praticado de forma contínua e coerente há mais de 5.000 anos. Os seus ensinamentos, conceitos e tratamentos do Ser Humano (e também dos animais e pássaros) continuam válidos hoje em dia, tal como milhares de anos atrás! A forma como nos determina olhar para a vida e o estilo de vida que promove, transformam completamente a nossa forma de viver, sentir, pensar e evoluir!

O seu próprio nome, Ayurveda, dá-nos indicações valiosas acerca de como esse sistema tem resistido durante este tempo todo e tem vindo a crescer também na Europa e no Ocidente em geral, nas últimas trinta décadas.

A primeira parte da palavra “Ayur” significa vida em sânscrito. Todos sabemos que a vida não é estática ou fixa, ela é um constante movimento e mudança. O nosso corpo, a nossa mente, as nossas emoções não são liniares, eles flutuam e alteram-se a cada momento. A vida é um fluxo, por vezes imprevisível, por vezes mais alerto ou mais lento. A segunda parte da palavra “Veda” significa conhecimento. Para ter um conhecimento real sobre qualquer assunto é preciso observa-lo, compreende-lo e aplica-lo na prática.

Portanto, a palavra “Ayurveda” significa um Sistema de Compreensão da própria Vida.
E como a vida em si é evolução, Ayurveda também o é. Embora seja um sistema antigo, tem evoluído e adaptado, acompanhando a própria evolução do Ser Humano. Mantendo sempre a sua base e o seu fundamento – ser um método prático para viver com saúde e em harmonia com a natureza, com o cosmos e com nós mesmos.

Ayurveda é muitas vezes referido como um “sistema médico energético“, pois respeita, considera e compreende um dos elementos mais fundamentais da vida – a energia inteligente ou prana. Este sistema tem por base a teoria do tridosha, que são três formas de força vital, de energia inteligente. Os três humores ayurvédicos (chamados doshas) são:

  • Vata (energia do movimento),
  • Pitta (energia da transformação)
  • Kapha (energia da estrutura, da coesão)

Estas energias governam todas as funções psico-fisiológicas do ser humano. O Ayurveda foca-se em apoiar a função natural destas energias para manter a sua saúde e o bem-estar holístico. A combinação única desses três humores (que todos temos, mas em proporções diferentes) determina a nossa individualidade ou constituição. Assim que identificar qual a constituição, pode começar a usar o sistema ayurvédico para manter a sua saúde em equilíbrio, prevenindo ou tratando eventuais doenças.

Ayurveda não é um método único de cura ou um tipo de alimentação.
É uma forma de compreender a vida e a natureza – começando com a nossa própria. Quando tomamos consciência da nossa constituição, da nossa natureza, vamos entender melhor que estilo de vida, que alimentos, que plantas, que climas e terapias são mais benéficas para nós, tendo também em conta o nosso metabolismo. Quando escolhermos os alimentos naturais, que também sustentam a natureza, estimulamos a nossa saúde. No entanto, escolhas aleatórias de alimentos, alimentos processados, sem energia vital, resultam em desgaste da nossa energia, em fadiga e doença.

Segundo o conceito ayurvédico, não há comida “boa ou má”, pois isso os efeitos da nossa alimentação dependem muito da nossa constituição e da forma como se procede a digestão desta comida, tanto a nível físico, como a nível emocional, mental e espiritual. O mesmo alimento pode ser benéfico para uma pessoa e não o ser para outra, e ainda, pode ter sido benéfico para nós próprios no passado e hoje em dia ser uma fonte de desequilíbrio. Usando a metodologia ayurvédica, sabemos quais alimentos nos trazem saúde e quais nos podem trazer problemas.

Ayurveda é ainda um sistema adaptável e flexível. Num dos textos clássicos ayurvédicos, o compêndio Caraka Samhita, aprendemos como adaptar o Ayurveda à nossa cultura, clima, alimentação e medicina local. Ayurveda acredita que a Natureza do local onde estamos a viver dá-nos tudo que precisamos para mantermos o nosso equilíbrio e o bem-estar. Por isso, há que aplicar os princípios ayurvédicos em tudo que fazemos e usar o que temos à nossa volta em termos de alimentos, plantas, ar e água, para promovermos a nossa saúde. Quando isso é feito, Ayurveda é, sem dúvida, o melhor sistema de saúde, com excelentes resultados ao longo da vida! É um Estilo de Vida!

Ayurveda não se foca na doença e nos remédios, embora estes sejam todos naturais. Ayurveda foca-se em PROMOVER A VIDA e em re-estabelecer o nosso equilíbrio. Foca-se na Saúde e no Bem-estar de cada Ser, ensinando uma nova maneira de ver a vida e o mundo ao nosso redor.

Se queres saber mais sobre Ayurveda, descobrir a tua constituição e como implementar este sistema para manteres a tua saúde, fala comigo. Estou aqui para te ajudar nesta viagem!

Com gratidão

Gabriela
Email: gabriela@almayurveda.pt

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *