Feijão mung no Ayurveda

É um feijão de grão pequeno, com casca verde e interior amarelo. É uma ótima fonte de proteína, nutritivo, contém fibras, cálcio, potássio, rico em lecitina e tem um índice glicémico baixo.

Se usado inteiro, precisa ficar de molho por algumas horas, para eliminar os fitatos (que habitualmente estão na casca). Esses são compostos difíceis de digerir, criam gases e má absorção.

Pode ainda colocar a germinar, o que acorda e disponibiliza as suas potencialidades. Precisa no entanto, de um bom fogo digestivo para conseguir metabolizar.

🌟 MUNG DHAL 🌟

Dhal é o nome que designa um grão partido e sem pele. Neste caso, o feijão mung partido e sem casca chama-se Mung Dhal e é excelente!

Por já ter passado pelo processo de retirar a pele e de ser partido, torna-se muito mais fácil de digerir e sem a necessidade de ficar de molho.<
É um excelente alimento, de fácil digestão, usado amplamente no Ayurveda nos programas de desintoxicação, por ser leve e de fácil absorção, permitindo um melhor funcionamento do nosso fogo digestivo – Agni.

👩‍🍳” RECEITA KITCHARI SIMPLES, DIGESTIVO 👩‍🍳”

Refogar uma colher de sopa de ghee com cerca de 15 sementes de cominhos, 10 sementes de mostarda e um pouco de gengibre ralado. Acrescentar 1 medida de arroz basmati com meia medida de mung dhal (bem lavados). Acrescentar 3 ou 4 medidas de água e deixar cozer bem.

Deixar mais ensopado e temperar com um pouco mais de Ghee, uma picadinha de sal e umas gotas de limão, para Vata.
Menos água e acrescentar coentros frescos, para Pitta.
Deixar evaporar toda a água e acrescentar um pouco de pimenta preta, gengibre em pó, curcuma, cravinho para Kapha.

Comer quentinho! É mesmo uma delícia! Uma refeição ligeira, ótima escolha para esta altura de mudança de estação.

Experimentem e depois venham cá contar 😋