Agni significa Fogo. Agni significa também Sol. Agni é Metabolismo, transformação.
O Fogo é um dos cinco elementos que constituem a toda a natureza (e o ser humano) segundo Ayurveda. É um dos elementos que constituem o Dosha Pitta, responsável pelos processos metabólicos que acontecem no nosso corpo.
No Ayurveda, Agni representa o nosso fogo interno e fogo digestivo, tanto na digestão do trato gastro intestinal, como na digestão a nível de cada célula. Um bom Agni é essencial para uma boa saúde, pois significa que a nossa digestão está a ser feita corretamente.
Um bom Agni depende de vários factores, entre eles o tempo que está lá fora. Sim, é mesmo assim! Porque somos seres da Natureza e estamos sempre em sintonia com ela.
Quando está calor e o Sol brilha, a nossa digestão está normalmente a funcionar bem! Conseguimos digerir bem as refeições e nos sentimos mais leves e com boa disposição!
Quando está nublado lá fora, o Sol está escondido. Nesta altura, o nosso Agni está mais enfraquecido e funcionará com mais dificuldade ou mais lentamente. Até o nosso humor altera nos dias nublados ou chuvosos.
Nestes dias é recomendado comer comida quente, cozinhada, que seja fácil de digerir, por forma a não sobrecarregar o sistema digestivo. Quando o nosso fogo digestivo está baixo, há uma grande probabilidade de alguma parte dos alimentos ficarem mal digeridos, o que leva à fermentação e aparecimento de Ama (biotoxinas).
Nos dias nublados, evita comer fritos, lacticínios, gelados ou coisas frias ou alimentos de difícil digestão ou com qualidades Tamásicas.
Observa como te sentes nestes dias. Dedica alguns minutos a sentires e ouvires o teu corpo. E, em função disso, toma uma decisão para equilibrares as tuas energias – seja fazer uma refeição mais fácil de digerir, algumas respirações mais calmantes, refrescar ou purificar o ambiente, meditar, caminhar, abraçar …
Experimenta e verás a diferença!
Foto: Free-Photos from Pixabay