Agni e o tempo lá fora

Agni significa Fogo e é um dos cinco elementos que constituem a toda a natureza (e o ser humano). Este é um dos elementos do Dosha Pitta, responsável pelos processos metabólicos que acontecem no nosso corpo.

No Ayurveda, Agni é sinónimo com o nosso fogo interno e fogo digestivo. Um bom Agni é essencial para uma boa saúde, pois significa que a nossa digestão está a ser feita corretamente.

Um bom Agni depende de vários factores, entre eles o tempo que está lá fora. Sim, é mesmo assim! Porque somos seres da Natureza e estamos sempre em sintonia com ela. Quando está nublado lá fora, o Sol (um outro elemento de Fogo) está escondido. Assim, o nosso Agni está também mais inibido e funciona com mais dificuldade do que nos dias em que o Sol brilha no céu limpo.

Nestes dias é recomendado comer comida que seja fácil de digerir, por forma a não sobrecarregar o sistema digestivo e levar ao aparecimento de Ama (biotoxinas).

Nos dias nublados, evite comer fritos, lacticínios, gelados ou coisas frias ou alimentos de difícil digestão ou com qualidades Tamásicas.

Experimente e verá a diferença!

Foto: Free-Photos from Pixabay

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *