Ayurveda e a raspagem da língua

BOCA SAUDÁVEL = CORPO SAUDÁVEL

A digestão adequada é fundamental para uma boa saúde, de acordo com a Medicina Ayurvédica. Quando ingerimos alimentos muito processados, com açúcar refinado ou conservantes, quando não damos importância à preparação e ingestão de alimentos e não tratamos o processo de alimentação como um ritual sagrado, tudo isso afeta a nossa digestão e a nossa saúde.

Comer alimentos frescos e ricos em prana (energia vital), preparados com amor e atenção, traz-nos uma digestão mais leve, um corpo e uma mente mais tranquilos e saudáveis. 

Um outro elemento que contribui para uma ótima digestão é uma boca saudável! 

Quando a nossa saliva (bodhaka kapha – um dos subdoshas de Kapha) está equilibrada, os dentes ficam limpos, as gengivas saudáveis e a digestão melhora. 

E é importante entender que a digestão inicia-se na nossa boca, no ato de produzir a saliva certa para misturar com os alimentos e os tornar mais fáceis de digerir. O que comemos torna-se nos “blocos de construção” dos nossos tecidos corporais. Quando comemos alimentos saudáveis e praticamos diariamente uma higiene bucal adequada, estamos a contribuir para a manutenção da nossa saúde e também de um sorriso atraente!

 
COMO MANTER UMA SALIVA EQUILIBRADA?

Quando sentimos a boca seca, há uma deficiência de saliva, o que prejudica a digestão e também a saúde dos dentes e gengivas. Deixo aqui algumas dicas e práticas ayurvédicas para ajudar a ter uma boa saliva:

 

  • Reduzir e/ou eliminar bebidas ácidas como café e álcool.
  • Diminuir a ingestão de açúcar, principalmente o refinado, sal e alimentos muito adstringentes – que secam os nossos fluídos.
  • Tomar consciência da respiração – assegurar que respira pelo nariz e não pela boca (principalmente durante o sono)
  • Beber água morna ou a temperatura natural durante o dia, o suficiente para se manter hidratado. Evitar bebidas açucaradas ou refrigeradas, elas fazem baixar o fogo digestivo.
  • Tomar chá de ervas suavizantes e hidratantes como alcaçuz, malva, por exemplo.
  • Bochechar com óleo pela manhã, depois de lavar os dentes. 
  • Evitar o uso de antisséptico bucal a base de álcool. 
  • Não fumar (o fumo seca as secreções do corpo)
  • Se fizer uso frequente de ar condicionado, assegurar que o ar que respira é suficientemente húmido. 
Ayurveda e a raspagem da lingua
LIMPAR A LÍNGUA

A limpeza da língua é feita através do processo de raspagem e é algo que devemos fazer ao acordar. Porque? Porque, enquanto dormimos, todo o nosso corpo e a mente passam por processos de limpeza e desintoxicação, relaxamento e reparação. Uma das vias de eliminação é pela boca, sendo uma cavidade que comunica para o exterior. Por isso, algumas destas toxinas depositam-se na língua, sob forma de uma capa esbranquiçada, amarela ou acinzentada e devem ser eliminadas para que não sejam novamente engolidas.

A reingestão destas toxinas, pode causar má digestão, mau hálito e acúmulo de bactérias nocivas na boca e no trato gastro intestinal. 

BENEFÍCIOS DA LIMPEZA DA LÍNGUA

A raspagem da língua é uma prática mencionada nos textos clássicos, que faz parte da Rotina Diária Ayurvédica (Dinacharya).

  • Eliminar ama (resíduos tóxicos resultantes do processo de digestão ineficaz) e outras bactérias da língua e da boca. 
  • Previne o mau hálito.
  • Melhora o funcionamento das papilas gustativas e a percepção dos sabores.
  • Melhora a qualidade da nossa saliva e, assim, a digestibilidade dos alimentos que ingerimos.
  • Estimula o funcionamento do intestino grosso (prepara o corpo para a excreção/eliminação). 
  • Estimula e revigora o funcionamento dos nossos sentidos. 
COM QUE RASPAR A LÍNGUA ?

O raspador de língua é um pequeno dispositivo em forma de U, com bordas lisas, que funciona para raspar suavemente a capa da língua e elimina-la da boca. 

Tradicionalmente, Ayurveda recomenda o uso de um Raspador de Língua de Cobre, porque o cobre tem propriedades antibacterianas naturais. Normalmente, mais aconselhado para toxinas do tipo Kapha (capa esbranquiçada).

Para toxinas do tipo Vata (acinzentadas) e Pitta (amareladas) um raspador de língua de aço inoxidável funciona otimamente bem.

POSSO USAR MINHA ESCOVA DE DENTES PARA RASPAR A LÍNGUA?

Esta é uma pergunta frequente que recebo sempre que falo em raspar a língua. Pode, sim, mas não é a melhor opção. 

Se não tiver capa ou a capa for muito leve e fina, pode usar a escova, para limpar e massajar um pouco as papilas gustativas. 

Se a capa for média ou espessa, limpar com a escova não fará grande diferença. O raspador seria muito mais eficaz, tanto na retirada como na reposição do equilíbrio dos ácidos na boca. E, ao puxar com o raspador, poderá ver a capa a ser eliminada. 

 

COMO LIMPAR/RASPAR A LÍNGUA

Este ritual diário é melhor ser feito logo pela manhã, antes de comer ou beber. Segurar o raspador de língua de ambos os lados. Estender a língua para fora da boca e verificar se há capa. Colocar o raspador na parte de trás da língua e raspar suavemente para frente e para fora da boca. Lavar o raspador e repetir cerca de 7 vezes. Mesmo que não consiga retirar tudo, seria suficiente.

Atenção – este deve ser um processo consciente e deverá estar com atenção ao seu corpo e à sua língua. Não deve provocar dor ou feridas. É preferível fazer menos vezes, ao magoar-se.

COMO LIMPAR O RASPADOR?

É suficiente passar o raspador por água morna e limpar com sabão natural. Secar com um pano macio. 

Se o raspador de cobre necessitar de reganhar o seu brilho, pode usar um ¼ de rodela de limão, mergulhá-lo no sal puro do Himalaia e esfregar no raspador.

Boas raspagens!

 

Gabriela 
Almayurveda 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *